Câmara vai punir deputados que fizeram motim contra Motta; veja quem será suspenso
Maiores penas serão para deputado Marcos Pollon, Marcel Van Hattem e Zé Trovão
A Câmara dos Deputados vai punir 14 parlamentares, de três partidos, pelo motim contra o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), no começo de agosto, com suspensão e advertência. Entre os que serão suspensos estão: Marcos Pollon (PL-MS), Marcelo Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC).
Conforme informações de Mônica Bérgamo, na Folha, o corregedor da Casa, deputado Diogo Coronel (PSD-BA), enviou a representação contra os parlamentares ao Conselho de Ética. O colegiado tem maioria para acatar a demanda.
Pollon recebeu a maior punição por ocupar a cadeira de Motta e por xingar o presidente da Casa. “A anistia está na conta da p… do Hugo Motta. Nós queremos colocar o povo para enfrentar o Alexandre de Moraes, mas nós não podemos peitar o bosta do Hugo Motta, um baixinho de 1,60m [na verdade, 1,80m]″, disse Pollon.
Confira as punições:
- Sóstens Cavalcante (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Zucco (PL-RS), Allan Garcês (PP-MA), Caroline De Toni (PL-SC), Pr. Marco Feliciano (PL-SP), Domingos Sávio (PL-MG), Marcel van Hattem (NOVO-RS), Zé Trovão (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF) e Carlos Jordy (PL-RJ): censura escrita.
- Júlia Zanatta: censura escrita.
- Marcos Pollon: suspensão do exercício do mandato por 120 dias.
- Marcel van Hattem: suspensão do exercício do mandato por 30 dias.
- Zé Trovão: suspensão do exercício do mandato por 30 dias.
- Paulo Bilynskyj: censura escrita.
Os deputados punidos com censura escrita, em caso de reincidência, são sancionados automaticamente com suspensão.
Sobre o motim, ele aconteceu em 5 de agosto, quando deputados e senadores sentaram nas mesas das duas Casas do Congresso para impedir as sessões plenárias. Eles tentavam pressionar os presidentes da Câmara e Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a pautarem a anistia e o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, entre outras coisas.





Comentários (0)
Comentários do Facebook