Fux declara ‘incompetência do STF’ para julgamento contra Bolsonaro e réus da trama golpista
Ministro disse que os denunciados deveriam responder na Justiça comum

O ministro Luiz Fux declarou ‘incompetência absoluta do STF‘ para julgamento da Ação Penal 2668, contra Bolsonaro e demais réus da trama golpista. Segundo ele, atos que justificaram a manutenção do julgamento na Primeira Turma são recentes e réus já haviam perdido seus cargos. Ele ressalta que os denunciados deveriam responder na Justiça comum, já que não tem Foro Privilegiado, ou irem ao plenário do STF. Com isso, ele se posiciona para nulidade de todos os atos decisórios praticados no julgamento em questão.
“[Declaro] incompetência absoluta do STF para julgamento desse processo, na medida em que denunciados já haviam perdido seus cargos. Como é sabido, em virtude disso, impõe-se a declaração de nulidade de todos os atos decisórios praticados”. “A aplicação da tese mais recente para manter essa ação no supremo gera questionamentos não só sobre casuísmos, mas ofende o princípio do juiz natural e da segurança jurídica”, completou.
- Julgamento de Bolsonaro no STF: veja como assistir ao vivo nesta quarta (10/9)
Trump não descarta ação militar em caso de condenação de Bolsonaro no STF; vídeo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria disposto a usar meios militares e econômicos para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”. A afirmação foi feita pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta terça-feira (9), em resposta a perguntas sobre o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). Assista ao vídeo!
Dino e Moraes usam Mickey e Pateta para ironizar governo Trump; vídeo
Dino continuou ironizando comentários do presidente americano nas redes sociais, sem citar Trump diretamente. “Será que as pessoas acreditam que um tuíte de uma autoridade, de um governo estrangeiro, vai mudar um julgamento no Supremo? Será que alguém imagina que um cartão de crédito ou Mickey vão mudar um julgamento no Supremo?”. Assista ao vídeo!
Comentários (0)
Comentários do Facebook